Pular para o conteúdo principal

Justiça de Deus e o Servo Infiel

Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 
 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes (Mt 25:24-30).

Quem é este servo infiel? Alguns dizem que ele representa o crente em Cristo que não fez a vontade de Deus durante sua vida. Ele recebeu seu dom mas o escondeu e por isso está sendo castigado. Eles dizem que este servo representa aquela pessoa que não cumpriu o desejo ou a vontade do Pai Celestial. A parábola deste servo está usado para colocar pressão nas pessoas da congregação que não estão fazendo nada para ajudar o corpo de Cristo.

Na verdade nesta história há três servos. O mestre deixa cada um com talentos de prata. "Talento" aqui representa uma medida e não uma habilidade especial. Um artigo que li falava assim sobre o talento: 
Você imagina um talento como uma pequena moeda de prata? Se você fizer isso, você perdeu o sabor da parábola. Um talento é formado ... de um enorme lingote; isto é, um peso com uma alça em cima para facilitar o transporte. Um talento pesa mais de 34 quilos. Um homem forte pode arrumar um em cada mão. Um talento pesa 6.000 denários e representa o salário de 6.000 dias de trabalho ... (ou) dezesseis anos e meio.
Agora pense comigo, os dois primeiros usaram seus 30.000 e 12.000 denários para investir e ganhar mais 30.000 e 12.000. O terceiro escondeu seu 6.000 e levou castigo duro do seu dono.

Note o texto de novo para entender melhor o que estava acontecendo com este último escravo. O mestre tinha o dado algo de grande valor. Esse escravo fez algo abominável em não obedecer o seu mestre. Porém para piorar ele o acusou de ser ladrão quando falou, - Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu" (v 24). Ele tinha recebido uma responsabilidade honroso de um mestre generoso. Todavia ao em vez de aproveitar a bondade do seu senhor ele o acusou de ser um durão ladrão. Ele rejeitou a bondade do seu dono e por isso foi castigado severamente. O dono chamou esse homem "mau". A palavra no grego é muito forte e significa: doloroso, maligno, calamitoso, culposo, abandonado, vicioso, fascinosa, maldade, culpa, maligno, grave, obsceno, malicioso, perverso.

O mestre usou outra palavra forte para descrever esse homem, "negligente" que no grego significa, "lento, preguiçoso, retardado". Esse escravo era diferente dos outros em que ele não quis saber sobre usar o precioso dom que tinha recebido mas simplesmente fez nada com o dinheiro. E por fim ele o chama "inútil" (v30). Este servo não tinha nenhum valor. No fato, ele nem era um servo pois não fazia a vontade do mestre. Então qual era sua sentença? Ele foi lançado nas treva onde tem choro e "ranger de dentes". Aquela frase "ranger de dentes" está usada só quando referindo ao inferno. 

A pergunta ainda vem, "Esse servo malvado pode ser um crente desleal?" Claro que não! Este servo representa a pessoa que anda com crentes mas nunca faz parte da família. Ele recebe algo de grande valor, o Evangelho, mas não faz nada com este tesouro. Ele não veja a bondade do Mestre mas só acusá-lo de maldade e assim prova da sua própria maldade. Ele é o Judas entre os discípulos que recebe todo o amor do seu amigo e no fim ele o trai. A punição que ele recebe é justo pois vem de um Mestre justo, que é Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homens Respeitáveis - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, Tito 2:2 Respeito é ganho. Alguns homens ganham respeito pela sua posição no governo, alguns pela postura social. Todavia, respeito na família de Deus é algo esperado de todos. Especialmente os homens "expirientes". Pois estes homens tem investido mais tempo na Palavra e com o Pai.  Os discípulos eram homens simples mas quando foram achados pregando a Palavra foi dito pelos líderes religiosos que ,... "admiraram-se; e reconheceram que (os discípulos) haviam estado com Jesus." (A4:13).  Estando com Jesus por três anos e tendo o poder do Espírito Santo fez estes homens simples, mais sábios e poderosos dos mestres. E isso é a lição para nós. O mais tempo que investirmos com Deus ele vai nos moldando e formando em homens" respeitáveis". Ou seja, homens que tem controle de se em todos os sentidos. Não perdendo a paciência, não falando de mais ou de menos. Este tipo de caráter é não apena...

Neve

Neve Acaso, entraste nos depósitos da neve e viste os tesouros da saraiva. ..Jó 38:22 Jó 38:22 Acaso, entraste nos depósitos da neve e viste os tesouros da saraiva... Quando Deus perguntou Jó sobre os "depósitos da neve" Jó não tinha ideia sobre o que Ele estava referindo. Jó e seus amigos tinham tentado adivinhar o por quê do seu sofrimento durante trinta e setes capítulos sem chegar a uma conclusão boa. O foco da conversa tinha sido principalmente nas limitações corporais do caráter principal do poema. Sem saber eles procuravam respostas olhando na vida do Jó e não focando no plano e do poder do Altíssimo. Quando Deus começou a fazer perguntas sobre seu conhecimento, no final do diálogo, os quatro ficaram sem jeito, calados e humilhados. A foto que coloquei neste devocional foi tirado por um homem na Russia, Alexey Kljatov, cujo hobby é de tirar fotos de flacos de neve. Ele tem feito isso por oito anos e tem uma coleção de mais de 100 fotos. Achei pouc...

Esboço de Isaías 1

Este é o esboço meu que está me ajudando entender melhor Isaías capítulo 1. Faz sentido para você? Se não vou explicar no domingo. Ler ele com o texto na sua frente. Introdução - (1) do profeta e a duração do seu ministério  O Problema - rebeldia (2-9)  2 Crianças (Judá) rebeldes   3 Animais obedientes  4 Ai da nação pecaminosa que virou as costas ao Santo de Israel  5-6 Rebelião causou ferimentos graves  7-9 Tudo destruído, porém Deus vai preservar o remanescente  A Solução - se queres saber (10-20)  10-15 ESCUTA, a sua religião é inútil - vocês têm mãos ensangüentada  16-17 Remédio dado - lavar, remover/parar o mal, aprender, defender os pobres  18-20 Vamos conversar, sobre condutas erradas x condutas corretas se você obedecer = vão ser abençoados se não obedecer = vão ser punidos  O Futuro - (21-31)  21-23 A cidade fiel (Jerusalém) se tornou uma prostituta  24-26 Deus purificará e restau...