Pular para o conteúdo principal

Estressado!

Estou muito angustiado;
Revive-me, Senhor, de acordo com sua palavra.
Salmo 119:107

Você está estressado? Alguém no trabalho quer prejudicá-lo? Sua família é uma mistura brutal de estranhos? E as pessoas da escola? Elas parecem te odiar?

Talvez nada disso seja a verdade em sua vida. Ou talvez tudo isso esteja acontecendo com você. Seja qual for o caso, se você conhece o SENHOR, você tem alguém com quem correr em seu estresse.

No entanto, olhe novamente para esta minúscula linha de poesia e observe que não foi exatamente para o SENHOR que o autor correu. Ele correu à palavra. É claro que sabemos que, quando estimamos a palavra de Deus, estamos estimando o Senhor da palavra.

Precisamos observar três aspectos importantes deste medicamento poético, que nos ajudarão em nosso desespero.

1.) O autor reconheceu seu problema - muitos de nós estão prontos para admitir nossa derrota. Procuramos "amigos" ou mesmo psiquiatras para nos dar uma idéia de quão horrível é nossa condição. Isso não era o caso com este homem. Ele simplesmente entendeu que estava super-sobrecarregado com seu problema. Ele sabia que precisava de ajuda. E, durante esse período conturbado, ele percebeu que não poderia superar seu problema sozinho. Muitas vezes, este é o primeiro passo para encontrar ajuda, entendendo que temos um problema. Quando chegamos a esta bifurcação na estrada, começamos a entender como somos fracos ou "não fortes". Quando chegamos a esse ponto na "estrada da vida", estamos exatamente onde Deus nos quer. Paulo teve que vir a esse lugar com o que estivesse acontecendo em sua vida. Quando ele orava desesperadamente três vezes para Deus, Paulo ouviu estas palavras do Senhor: "Minha graça te basta, porque meu poder é aperfeiçoado na fraqueza" (2 Co 12: 9).

Estou quase certo de que essas NÃO eram as palavras que Paulo queria ouvir. Mas são palavras que ecoam no tempo como verdadeiros lembretes de nossa fraqueza e da força de Deus, e como esses dois aspectos da vida trabalham juntos para o nosso bem.

2.) A segunda "dica de vida" que recebemos deste autor é essa - há esperança!
Onde eu vejo isso? Veja esta frase simples "vivifica-me". Uma pessoa que parece sem esperança nunca gritaria essa oração rápida. Ele pode ter implorado a Deus que tirasse a vida, mas não para ajudá-lo a viver mais! No entanto, essa pessoa sabia que somente Deus poderia ajudá-la a viver verdadeiramente a vida de uma maneira rica. A palavra que o autor usou é uma palavra bíblica muito comum e é usada 257 vezes no Antigo Testamento. Apenas descreve um ser vivo, ou a própria vida. Esse cara não estava pedindo super poderes ou uma vida em que tudo fosse perfeito. Ele só queria ser "trazido de volta à vida", por assim dizer. Ele estava sentindo que a vida estava quase no fim, mas viu esperança quando olhou para o Senhor.

3.) Isso nos leva à terceira "dica de vida" da frase poética. "segundo a tua palavra". O que? Como é que isso funciona? Sabemos que a Bíblia é um livro importante. É o livro mais vendido da história. É o livro mais reverenciado e aquele que resistiu ao teste do tempo. Mas será que realmente acreditamos que é o remédio que minha alma precisa? Esta é uma grande parte do nosso problema. Sabemos que temos um problema. Sabemos que não podemos lidar sozinhos com o problema. Mas com tanta frequência, simplesmente esquecemos que podemos encontrar remédio para nossa alma na palavra de Deus. Se Davi foi o autor desta obra de arte, que chamamos de Salmo 119, sabemos que ele teve sua parcela de problemas na vida. Muitos de seus problemas foram auto-infligidos. Ele fez coisas erradas e teve que pagar as consequências. Em todas essas dificuldades, David, aqui, está dizendo, minha vida vem de um entendimento íntimo da Tua palavra Senhor. Não me interpretem mal, a Bíblia não é um dicionário médico para o qual recorremos quando precisamos de uma pílula para nossos problemas. É, no entanto, a fonte de nossa vida, porque nela entendemos cada vez mais sobre nosso Deus e Pai Criador.

Então, vou terminar onde comecei. Você está estressado? Qual é a solução para sua doença? 1.) Reconheça que você tem um problema. 2.) Reconheça que há esperança! 2.) Encontre esperança na palavra de Deus. A palavra de Deus nos fala sobre o Deus da palavra. Ele tem todas as respostas que nossa alma perturbada pode inventar. Ele até disse uma vez atraves de Paulo, "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8:28). O que esse versículo realmente significa? Esse, meu amigo, é outro estudo!

Comentários

  1. Glória Deus PR! Deus seja louvado sempre

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amigo. REconhecer, clamar a Deus, entregar-se na Sua dependência e acalmar a alma
    Amei seu devocional.

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão da Palavra de Deus, que o Senhor continue a usar a sua vida pastor Miguel!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Homens Respeitáveis - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, Tito 2:2 Respeito é ganho. Alguns homens ganham respeito pela sua posição no governo, alguns pela postura social. Todavia, respeito na família de Deus é algo esperado de todos. Especialmente os homens "expirientes". Pois estes homens tem investido mais tempo na Palavra e com o Pai.  Os discípulos eram homens simples mas quando foram achados pregando a Palavra foi dito pelos líderes religiosos que ,... "admiraram-se; e reconheceram que (os discípulos) haviam estado com Jesus." (A4:13).  Estando com Jesus por três anos e tendo o poder do Espírito Santo fez estes homens simples, mais sábios e poderosos dos mestres. E isso é a lição para nós. O mais tempo que investirmos com Deus ele vai nos moldando e formando em homens" respeitáveis". Ou seja, homens que tem controle de se em todos os sentidos. Não perdendo a paciência, não falando de mais ou de menos. Este tipo de caráter é não apena...

Neve

Neve Acaso, entraste nos depósitos da neve e viste os tesouros da saraiva. ..Jó 38:22 Jó 38:22 Acaso, entraste nos depósitos da neve e viste os tesouros da saraiva... Quando Deus perguntou Jó sobre os "depósitos da neve" Jó não tinha ideia sobre o que Ele estava referindo. Jó e seus amigos tinham tentado adivinhar o por quê do seu sofrimento durante trinta e setes capítulos sem chegar a uma conclusão boa. O foco da conversa tinha sido principalmente nas limitações corporais do caráter principal do poema. Sem saber eles procuravam respostas olhando na vida do Jó e não focando no plano e do poder do Altíssimo. Quando Deus começou a fazer perguntas sobre seu conhecimento, no final do diálogo, os quatro ficaram sem jeito, calados e humilhados. A foto que coloquei neste devocional foi tirado por um homem na Russia, Alexey Kljatov, cujo hobby é de tirar fotos de flacos de neve. Ele tem feito isso por oito anos e tem uma coleção de mais de 100 fotos. Achei pouc...

Esboço de Isaías 1

Este é o esboço meu que está me ajudando entender melhor Isaías capítulo 1. Faz sentido para você? Se não vou explicar no domingo. Ler ele com o texto na sua frente. Introdução - (1) do profeta e a duração do seu ministério  O Problema - rebeldia (2-9)  2 Crianças (Judá) rebeldes   3 Animais obedientes  4 Ai da nação pecaminosa que virou as costas ao Santo de Israel  5-6 Rebelião causou ferimentos graves  7-9 Tudo destruído, porém Deus vai preservar o remanescente  A Solução - se queres saber (10-20)  10-15 ESCUTA, a sua religião é inútil - vocês têm mãos ensangüentada  16-17 Remédio dado - lavar, remover/parar o mal, aprender, defender os pobres  18-20 Vamos conversar, sobre condutas erradas x condutas corretas se você obedecer = vão ser abençoados se não obedecer = vão ser punidos  O Futuro - (21-31)  21-23 A cidade fiel (Jerusalém) se tornou uma prostituta  24-26 Deus purificará e restau...