Salmo 90:1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Hino - Ó Deus, Eterno Ajudador
No antigo testamento Deus é conhecido por vários nomes incluindo Pai (Deuteronômio 32:6,
Isa 63:16, [duas vezes] 64:8, Jeremias 3:4, 19, 31:9, Mal 1: 6, 2:10). Um autor disse, “O ensino (de Deus como Pai) toma um rumo decidido com Jesus, pois "Pai" era Seu termo favorito para se dirigir a Deus. Ele aparece em seus lábios algumas sessenta e cinco vezes nos Evangelhos sinóticos e mais de cem vezes em João.”
Na vida cotidiana um nome que exala força, proteção e segurança, é o nome Pai. Também, pai é aquele que fornece necessidades dos seus entes queridos. Meditando nestas qualidade vamos refletir no nosso Deus e Pai da Eternidade.
- Força - Deus Pai tem a força para criar tudo do nada. Ele, em seis dias curtos, de vinte e quatro horas, fez tudo no universo com Sua palavra só. Demonstrando a Sua força. Ele repartiu o Mar Vermelho. Ele forneceu alimentação e água para dois milhões de pessoas por quarenta anos no deserto. Centenas de vezes através das Escrituras vemos os milagres de um Deus Onipotente. A Sua força é além do nosso entendimento.
- Proteção - Deus é proteção. Com tudo que está acontecendo hoje em dia, as vezes perdemos o nosso foco e achamos que Deus não é onipotente mas impotente. Vemos a proteção de Deus durante a conto das Escrituras. Porem em alguns textos é mais aparente do que em outros. Alguns exemplos:
- Isaque - Seus pais eram velhos demais para terem filhos. Quando a promessa de Deus foi dada a Abraão ele tinha 90 anos e a Sara 80. A espera para um filho durou mais dez anos e finalmente o Isaque nasceu quando Abraão tinha 100 e a Sara tinha 90 anos. Sem esse filho a linhagem de Cristo teria parada na história. Mas Deus protegeu esse casal, cumpriu sua promessa e protegeu a linhagem de Cristo.
- Rute - A história da Rute trás a memória uma história de amor em que uma moça, não judia, “por acaso” acha o Amor da sua vida e um novo futuro. No entanto o conto da Rute e Boaz revela a proteção de Deus numa maneira incrível. Com tudo o que aconteceu na vida de Rute, Deus a trouxe para o exato pedaço de terra onde ela iria encontrar seu futuro marido. Este casal viria o futuro avós do rei David. Se este encontro de Rute e Boaz não tivesse acontecido, o Cristo não teria nascido. Além das dificuldades, Deus protegeu cada passo daquele caminho.
- Você - Você já pensou como Deus tem protegido você até esse momento na sua história? Nas Escrituras vemos você na carta de Efésios 1:4 onde Paulo escreveu, “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.” Deus trouxe você aqui hoje para ouvir das maravilhas do Seu cuidado. Mas Ele começou a Sua boa obra antes da fundação de tudo. A Sua proteção as vezes traz problemas e provas mas é sempre para nosso melhor e a glória dele.
- Segurança - Proteção e segurança são semelhante. Eu penso que segurança é proteção constante. Algumas vezes vemos Deus nos proteger de um acidente como aconteceu com a Marina no ônibus recentemente. Deus sempre protege a Dawn quando eu estou dirigindo. Proteção no momento e segurança ao longo do tempo são duas qualidades do nosso Pai Eterno que nunca devemos esquecer. Segurança pode ser visto como um abraço que nos envolve e passa confiança.Quando neste abraço podemos sentir a batida do coração do Pai que passa uma paz sem comparação.
- Fornece necessidades - Paulo em Filipenses 4:19 fala “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” É notório lembrar que ele citou isso enquanto sentado numa cadeia. Então Paulo não estava falando que Deus iria dar tudo que queremos e nem tudo que achamos bom para nós. Deus iria e vai fornecer tudo que nos ajude chegar mais e mais perto do alvo dEle para nós. Seu alvo é que sejamos formados na imagem de Cristo para trazer honra e glória ao nosso Pai Celestial. Seja isso também o nosso alvo.