Pular para o conteúdo principal

Mais sobre Deus como Pai

Deus Pai - Jeová - av


Salmo 90:1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Dt 32:7-9 Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de gerações e gerações;
pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão. 8 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel. 9 Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.

No antigo testamento Deus é conhecido por vários nomes incluindo Pai
  • Isa 63:16, Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade.
  • 64:8, Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.
  • Jeremias 3:4, 19, 31:9, Mal 1: 6, 2:10). Um autor disse, “O ensino (de Deus como Pai) toma um rumo decidido com Jesus, pois "Pai" era Seu termo favorito para se dirigir a Deus. Esse nome aparece em seus lábios algumas 65 vezes nos Evangelhos sinóticos e mais de 100 vezes em João.”
Na vida cotidiana um nome que exala força, proteção e segurança, é o nome Pai. Também, pai é aquela pessoa que fornece necessidades dos seus entes queridos. Meditando nestas qualidade vamos refletir no nosso Deus e Pai da Eternidade.
  • Força - Deus Pai tem a força para criar tudo do nada. Ele, em seis curtos dias , de vinte e quatro horas, fez tudo no universo com Sua palavra só. Demonstrando a Sua força. Ele repartiu o Mar Vermelho. Ele forneceu alimentação e água para dois milhões de pessoas por quarenta anos no deserto. Centenas de vezes através das Escrituras vemos os milagres de um Deus e Pai Onipotente. A Sua força é além do nosso entendimento.
  • Proteção - Deus é proteção. Com tudo que está acontecendo hoje em dia, as vezes perdemos o nosso foco e achamos que Deus não é onipotente e sim  impotente. Porem vemos a proteção de Deus durante a narrativa  das Escrituras. Porem em alguns textos é mais aparente do que em outros. Alguns exemplos:
    • Salmo 23 - o amado Salmo que ouvimos mais nos velórios do que na vida atual. No entanto estes salmo fala sobre a proteção do bom pastor e Deus que é o nosso Pai.
    • Isaque - Seus pais eram velhos demais para terem filhos. Quando a promessa de Deus foi dada o Abraão ele tinha 90 anos e a Sara 80. A espera para um filho durou mais dez anos e finalmente o Isaque nasceu quando Abraão tinha 100 e a Sara tinha 90 anos. Sem este filho a linhagem de Cristo teria parada na história. Mas Deus, na Tua força, protegeu este casal, cumpriu sua promessa e preservou  a linhagem do Cristo.
    • Rute - A história da Rute trás a memória uma história de amor em que uma moça, Moabita, “por acaso” acha o Amor da sua vida e um novo futuro, num pais estranho. No entanto o livro da Rute revela a proteção de Deus numa maneira incrível. Com tudo o que aconteceu na vida da Rute, Deus a trouxe para o exato pedaço de terra onde ela iria encontrar seu futuro marido. Este casal se tornou antepassados do futuro rei David. Se este encontro de Rute e Boaz não tivesse acontecido, o Cristo não teria nascido. Além das dificuldades, Deus protegeu cada passo daquele caminho.  
    • Você - Você já pensou como Deus tem protegido você até esse momento na sua história? Nas Escrituras vemos você na carta de Efésios 1:4 onde Paulo escreveu, “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.” Deus trouxe você aqui hoje para ouvir das maravilhas do Seu cuidado e sobre a proteção que se acha no Seu nome.  Todavia Ele começou a boa obra em você antes da fundação de tudo. As vezes passamos por problemas e provas mas sempre podemos confiar na proteção do nosso Bom Pai.
  • Segurança - Proteção e segurança são semelhante. Eu penso que segurança é proteção constante. Algumas vezes vemos Deus nos proteger de um acidente como aconteceu com a Marina na saída do ônibus recentemente. Deus sempre protege a Dawn quando eu estou dirigindo. Proteção no momento e segurança ao longo do tempo são duas qualidades do nosso Pai Eterno que nunca devemos esquecer. Segurança pode ser visto como um abraço que nos envolve e passa confiança.Quando neste abraço podemos sentir a batida do coração do Pai que passa uma paz sem comparação.
Fornece necessidades - Paulo em Filipenses 4:19 fala “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” É notório lembrar que ele citou isso enquanto sentado numa cadeia. Então Paulo não estava falando que Deus vai dar tudo que queremos e nem tudo que achamos bom para nós. Deus vai fornecer tudo que nos ajude chegar mais e mais perto do alvo dEle para nós. Seu alvo é que sejamos formados na imagem de Cristo para trazer honra e glória ao nosso Pai Celestial. Seja isso também o nosso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o Primeiro Pecado?

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Gênesis 3:1-3       Qual foi o primeiro pecado? Alguém fez essa pergunta para mim essa semana. Quando eu disse, “O do Diabo” a pessoa disse, “eu quis dizer, o primeiro pecado humano.” Pelo qual eu respondi “quando a Eva comeu o fruto da árvore”. Meu amigo disse, -Pastor a Eva mentiu quando ela aumentou a ordem de Deus. Então isso foi o primeiro pecado.  Eu falei que não. Eu também tinha a minha razão Bíblica. Minha pergunta para você seria isso, "Realmente é importante quem pecou primeiro. Minha segunda pergunta seria, é a verdade que a Eva mentiu antes de comer o fruto, e que isso foi o primeiro pecad...

Homens Sadios na Fé - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé ... Tito 2:2 Quantas viagens à clínica médica você já fez na sua vida? Incontáveis, sem dúvida. Parece que toda semana ouço falar de um amigo ou colega que precisa fazer essa visita. Acho tudo isso estranho porque tive uma saúde tão boa durante toda a minha vida e fiz relativamente poucas visitas ao médico.  Aqui em Tito 2 Paulo nos diz que precisamos ser saudáveis na fé. Ele aludiu a como essa fé pode parecer já neste capítulo com o uso das palavras, temperantes, respeitáveis, sensatos. No fato essas qualidades são os resultados de uma fé sadia. O dono de uma fé saudável sabe em que ou em quem ela está confiando. Pode haver opiniões variadas sobre certas doutrinas, mas não há dúvida sobre o poder e a glória de Deus, nosso pai celestial, seu filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Sabemos que Ele é o Deus que trabalha em e através de nós para o nosso bem e Sua glória. Uma fé saudável...

Homens Respeitáveis - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, Tito 2:2 Respeito é ganho. Alguns homens ganham respeito pela sua posição no governo, alguns pela postura social. Todavia, respeito na família de Deus é algo esperado de todos. Especialmente os homens "expirientes". Pois estes homens tem investido mais tempo na Palavra e com o Pai.  Os discípulos eram homens simples mas quando foram achados pregando a Palavra foi dito pelos líderes religiosos que ,... "admiraram-se; e reconheceram que (os discípulos) haviam estado com Jesus." (A4:13).  Estando com Jesus por três anos e tendo o poder do Espírito Santo fez estes homens simples, mais sábios e poderosos dos mestres. E isso é a lição para nós. O mais tempo que investirmos com Deus ele vai nos moldando e formando em homens" respeitáveis". Ou seja, homens que tem controle de se em todos os sentidos. Não perdendo a paciência, não falando de mais ou de menos. Este tipo de caráter é não apena...