Pular para o conteúdo principal

Mais sobre Deus como Pai

Deus Pai - Jeová - av


Salmo 90:1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Dt 32:7-9 Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de gerações e gerações;
pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão. 8 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel. 9 Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.

No antigo testamento Deus é conhecido por vários nomes incluindo Pai
  • Isa 63:16, Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade.
  • 64:8, Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.
  • Jeremias 3:4, 19, 31:9, Mal 1: 6, 2:10). Um autor disse, “O ensino (de Deus como Pai) toma um rumo decidido com Jesus, pois "Pai" era Seu termo favorito para se dirigir a Deus. Esse nome aparece em seus lábios algumas 65 vezes nos Evangelhos sinóticos e mais de 100 vezes em João.”
Na vida cotidiana um nome que exala força, proteção e segurança, é o nome Pai. Também, pai é aquela pessoa que fornece necessidades dos seus entes queridos. Meditando nestas qualidade vamos refletir no nosso Deus e Pai da Eternidade.
  • Força - Deus Pai tem a força para criar tudo do nada. Ele, em seis curtos dias , de vinte e quatro horas, fez tudo no universo com Sua palavra só. Demonstrando a Sua força. Ele repartiu o Mar Vermelho. Ele forneceu alimentação e água para dois milhões de pessoas por quarenta anos no deserto. Centenas de vezes através das Escrituras vemos os milagres de um Deus e Pai Onipotente. A Sua força é além do nosso entendimento.
  • Proteção - Deus é proteção. Com tudo que está acontecendo hoje em dia, as vezes perdemos o nosso foco e achamos que Deus não é onipotente e sim  impotente. Porem vemos a proteção de Deus durante a narrativa  das Escrituras. Porem em alguns textos é mais aparente do que em outros. Alguns exemplos:
    • Salmo 23 - o amado Salmo que ouvimos mais nos velórios do que na vida atual. No entanto estes salmo fala sobre a proteção do bom pastor e Deus que é o nosso Pai.
    • Isaque - Seus pais eram velhos demais para terem filhos. Quando a promessa de Deus foi dada o Abraão ele tinha 90 anos e a Sara 80. A espera para um filho durou mais dez anos e finalmente o Isaque nasceu quando Abraão tinha 100 e a Sara tinha 90 anos. Sem este filho a linhagem de Cristo teria parada na história. Mas Deus, na Tua força, protegeu este casal, cumpriu sua promessa e preservou  a linhagem do Cristo.
    • Rute - A história da Rute trás a memória uma história de amor em que uma moça, Moabita, “por acaso” acha o Amor da sua vida e um novo futuro, num pais estranho. No entanto o livro da Rute revela a proteção de Deus numa maneira incrível. Com tudo o que aconteceu na vida da Rute, Deus a trouxe para o exato pedaço de terra onde ela iria encontrar seu futuro marido. Este casal se tornou antepassados do futuro rei David. Se este encontro de Rute e Boaz não tivesse acontecido, o Cristo não teria nascido. Além das dificuldades, Deus protegeu cada passo daquele caminho.  
    • Você - Você já pensou como Deus tem protegido você até esse momento na sua história? Nas Escrituras vemos você na carta de Efésios 1:4 onde Paulo escreveu, “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.” Deus trouxe você aqui hoje para ouvir das maravilhas do Seu cuidado e sobre a proteção que se acha no Seu nome.  Todavia Ele começou a boa obra em você antes da fundação de tudo. As vezes passamos por problemas e provas mas sempre podemos confiar na proteção do nosso Bom Pai.
  • Segurança - Proteção e segurança são semelhante. Eu penso que segurança é proteção constante. Algumas vezes vemos Deus nos proteger de um acidente como aconteceu com a Marina na saída do ônibus recentemente. Deus sempre protege a Dawn quando eu estou dirigindo. Proteção no momento e segurança ao longo do tempo são duas qualidades do nosso Pai Eterno que nunca devemos esquecer. Segurança pode ser visto como um abraço que nos envolve e passa confiança.Quando neste abraço podemos sentir a batida do coração do Pai que passa uma paz sem comparação.
Fornece necessidades - Paulo em Filipenses 4:19 fala “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” É notório lembrar que ele citou isso enquanto sentado numa cadeia. Então Paulo não estava falando que Deus vai dar tudo que queremos e nem tudo que achamos bom para nós. Deus vai fornecer tudo que nos ajude chegar mais e mais perto do alvo dEle para nós. Seu alvo é que sejamos formados na imagem de Cristo para trazer honra e glória ao nosso Pai Celestial. Seja isso também o nosso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homens Respeitáveis - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, Tito 2:2 Respeito é ganho. Alguns homens ganham respeito pela sua posição no governo, alguns pela postura social. Todavia, respeito na família de Deus é algo esperado de todos. Especialmente os homens "expirientes". Pois estes homens tem investido mais tempo na Palavra e com o Pai.  Os discípulos eram homens simples mas quando foram achados pregando a Palavra foi dito pelos líderes religiosos que ,... "admiraram-se; e reconheceram que (os discípulos) haviam estado com Jesus." (A4:13).  Estando com Jesus por três anos e tendo o poder do Espírito Santo fez estes homens simples, mais sábios e poderosos dos mestres. E isso é a lição para nós. O mais tempo que investirmos com Deus ele vai nos moldando e formando em homens" respeitáveis". Ou seja, homens que tem controle de se em todos os sentidos. Não perdendo a paciência, não falando de mais ou de menos. Este tipo de caráter é não apena...

Neve

Neve Acaso, entraste nos depósitos da neve e viste os tesouros da saraiva. ..Jó 38:22 Jó 38:22 Acaso, entraste nos depósitos da neve e viste os tesouros da saraiva... Quando Deus perguntou Jó sobre os "depósitos da neve" Jó não tinha ideia sobre o que Ele estava referindo. Jó e seus amigos tinham tentado adivinhar o por quê do seu sofrimento durante trinta e setes capítulos sem chegar a uma conclusão boa. O foco da conversa tinha sido principalmente nas limitações corporais do caráter principal do poema. Sem saber eles procuravam respostas olhando na vida do Jó e não focando no plano e do poder do Altíssimo. Quando Deus começou a fazer perguntas sobre seu conhecimento, no final do diálogo, os quatro ficaram sem jeito, calados e humilhados. A foto que coloquei neste devocional foi tirado por um homem na Russia, Alexey Kljatov, cujo hobby é de tirar fotos de flacos de neve. Ele tem feito isso por oito anos e tem uma coleção de mais de 100 fotos. Achei pouc...

Esboço de Isaías 1

Este é o esboço meu que está me ajudando entender melhor Isaías capítulo 1. Faz sentido para você? Se não vou explicar no domingo. Ler ele com o texto na sua frente. Introdução - (1) do profeta e a duração do seu ministério  O Problema - rebeldia (2-9)  2 Crianças (Judá) rebeldes   3 Animais obedientes  4 Ai da nação pecaminosa que virou as costas ao Santo de Israel  5-6 Rebelião causou ferimentos graves  7-9 Tudo destruído, porém Deus vai preservar o remanescente  A Solução - se queres saber (10-20)  10-15 ESCUTA, a sua religião é inútil - vocês têm mãos ensangüentada  16-17 Remédio dado - lavar, remover/parar o mal, aprender, defender os pobres  18-20 Vamos conversar, sobre condutas erradas x condutas corretas se você obedecer = vão ser abençoados se não obedecer = vão ser punidos  O Futuro - (21-31)  21-23 A cidade fiel (Jerusalém) se tornou uma prostituta  24-26 Deus purificará e restau...