Pular para o conteúdo principal

O Porque do Sofrimento?

1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.

Se a gente não soube mais nada de Jó alem do que esta falado neste versículo, a gente ainda saberia muito. Sabemos onde ele morava, Uz. Sabemos o seu nome, Jó. Sabemos que tipo de homem ele era:

  • íntegro, 
  • reto, 
  • temente a Deus. 
  • Ele desviava do mal. 
Sabemos que Jó não era perfeito, pois não há homem perfeito na face da terra. Porém, Jó vivia numa maneira que chamava atenção. Ele era rico mas não deixou suas riquezas atrapalhar seu andar com Deus. Ele tentava tudo para agradar a Deus e nisso ele foi conhecido como um bom homem e pai. 

As vezes quando pensamos sobre Jó, só pensamos no seu sofrimento. Porém, em primeiro lugar, Jó era um homem reto com Deus. Nesta retidão ele demonstrou integridade, reverencia e cautela. Integridade com homens, sejam quais foram. Reverencia com Deus, observando uma vida que sempre pensava no que Deus queria para ele. Cautela, ou seja um cuidado dos seus passos que refletia no seu estilo de vida cotidiana.

Nos pensamentos nossos Jó não tinha o por quê sofrer. No entanto, aprendemos uma lição deste homem, que sofrimento e retidão não são necessariamente ligados. Podemos, ou não, fazer tudo certo e no final sofrer. Ou, podemos fazer tudo errado e no final não sofrer muito nesta vida. 

No cadinho do sofrimento Jó brilhou forte, todavia ele tinha que passar pelo cadinho. Sejamos ricos ou pobres não importa no caminho que Deus tem por nós. O que conta é nossa reação nos acontecimentos da vida. Sejam agradáveis ou não tanto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o Primeiro Pecado?

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Gênesis 3:1-3       Qual foi o primeiro pecado? Alguém fez essa pergunta para mim essa semana. Quando eu disse, “O do Diabo” a pessoa disse, “eu quis dizer, o primeiro pecado humano.” Pelo qual eu respondi “quando a Eva comeu o fruto da árvore”. Meu amigo disse, -Pastor a Eva mentiu quando ela aumentou a ordem de Deus. Então isso foi o primeiro pecado.  Eu falei que não. Eu também tinha a minha razão Bíblica. Minha pergunta para você seria isso, "Realmente é importante quem pecou primeiro. Minha segunda pergunta seria, é a verdade que a Eva mentiu antes de comer o fruto, e que isso foi o primeiro pecad...

Homens Sadios na Fé - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé ... Tito 2:2 Quantas viagens à clínica médica você já fez na sua vida? Incontáveis, sem dúvida. Parece que toda semana ouço falar de um amigo ou colega que precisa fazer essa visita. Acho tudo isso estranho porque tive uma saúde tão boa durante toda a minha vida e fiz relativamente poucas visitas ao médico.  Aqui em Tito 2 Paulo nos diz que precisamos ser saudáveis na fé. Ele aludiu a como essa fé pode parecer já neste capítulo com o uso das palavras, temperantes, respeitáveis, sensatos. No fato essas qualidades são os resultados de uma fé sadia. O dono de uma fé saudável sabe em que ou em quem ela está confiando. Pode haver opiniões variadas sobre certas doutrinas, mas não há dúvida sobre o poder e a glória de Deus, nosso pai celestial, seu filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Sabemos que Ele é o Deus que trabalha em e através de nós para o nosso bem e Sua glória. Uma fé saudável...

Homens Respeitáveis - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, Tito 2:2 Respeito é ganho. Alguns homens ganham respeito pela sua posição no governo, alguns pela postura social. Todavia, respeito na família de Deus é algo esperado de todos. Especialmente os homens "expirientes". Pois estes homens tem investido mais tempo na Palavra e com o Pai.  Os discípulos eram homens simples mas quando foram achados pregando a Palavra foi dito pelos líderes religiosos que ,... "admiraram-se; e reconheceram que (os discípulos) haviam estado com Jesus." (A4:13).  Estando com Jesus por três anos e tendo o poder do Espírito Santo fez estes homens simples, mais sábios e poderosos dos mestres. E isso é a lição para nós. O mais tempo que investirmos com Deus ele vai nos moldando e formando em homens" respeitáveis". Ou seja, homens que tem controle de se em todos os sentidos. Não perdendo a paciência, não falando de mais ou de menos. Este tipo de caráter é não apena...