1 Em Cesaréia havia um homem chamado Cornélio, centurião do que era conhecido como Regimento Italiano. 2 Ele e toda a sua família eram devotos e tementes a Deus; ele deu generosamente aos necessitados e orou a Deus regularmente. 3 Um dia, por volta das três da tarde, ele teve uma visão. Ele viu claramente um anjo de Deus, que veio até ele e disse: "Cornélio!"
4 Cornélio olhou para ele com medo. "O que é, Senhor?" ele perguntou.
O anjo respondeu: “Suas orações e presentes aos pobres são uma oferta memorial diante de Deus. 5 Agora mande homens a Jope para trazer de volta um homem chamado Simão, que se chama Pedro. 6 Ele está hospedado com Simão, o curtidor, cuja casa fica à beira-mar. ”
Todo o livro de Atos é transicional no sentido de que fala do início da igreja. O capítulo dez de Atos é fundamental para nós, não judeus. Jesus deixou suas instruções para serem testemunhas, até os confins da terra. No entanto, até o capítulo dez, este trabalho de testemunho ocorreu apenas em, ou perto de Jerusalém e para os judeus. Só depois do apedrejamento de Estêvão e do chamado de Saulo a obra se estende aos gentios. O capítulo dez fala sobre o soldado Cornélio e sua família.
Porque Atos é uma transição e fala de um período tão importante na história, milagres, línguas, curas e aparições angelicais ainda estão ocorrendo com bastante regularidade. Isso é exatamente o que acontece com Cornélio. Ele estava orando à tarde (Atos 10:30) e teve a visão de um anjo que lhe disse para chamar o apóstolo Pedro. Pedro, em Jope, uma cidade na costa cerca de 54 quilômetros ao sul de Cesaréia, estava orando ao meio-dia e também teve uma visão. Foi no dia seguinte à visão de Cornélio.
Na visão que Pedro teve, havia um grande lençol que desceu do céu. Naquela folha estavam todos os tipos de animais, tanto os limpos para comer quanto os proibidos por lei. Jesus falou do céu dizendo a Pedro para matar e comer o que quisesse do agrupamento de animais. Pedro se recusou, afirmando que nunca havia comido nada proibido.
Porém, esta mesma cena se repetiu três vezes e então o lençol sumiu. O que estava acontecendo?? Deus está dizendo a Pedro para comer algo ilegal? Como poderia ser?
Enquanto ele ponderava esta questão preocupante, os homens de Cornélio gritaram no portão. Imediatamente o Espírito Santo disse a Pedro para ir saudar os homens e não hesitar em ir com eles.
“Então, o que tudo isso tem a ver conosco?”, Você pode perguntar? Tudo! Pedro fez algo que tinha evitado por toda a vida. Ele foi para a casa de um gentio. Ele perguntou por que o haviam chamado e foi informado sobre a visão celestial que Cornélio teve no dia anterior. Cornélio então disse: "Agora estamos todos aqui na presença de Deus para ouvir tudo o que o Senhor ordenou que você nos diga."
Você fala sobre uma oportunidade de evangelismo! O que você teria dito a esta família? Pedro sabia o que dizer a eles e falou de Jesus. Sua mensagem foi curta, direta e poderosa o suficiente para fazer com que o Espírito Santo a abençoasse tremendamente.
A mensagem era:
Eu percebo que Deus não mostra favoritismo.
Há paz por meio do Senhor Jesus.
Ele os lembrou do que Jesus fez em Israel.
Ele contou a eles sobre a morte e ressurreição de Jesus.
Ele contou como Jesus foi visto por alguns escolhidos depois de ressuscitar,
Ele falou sobre a ordem de pregar que ele era o Messias.
Até mesmo os profetas da mensagem de perdão em Jesus.
Era isso! Um sermão curto de 225 palavras, repleto da verdade e poder do Evangelho. Tão simples, mas poderoso, que o Espírito Santo veio em salvação para toda a família gentia de Cornélio! Abrindo assim a porta da Salvação para você e para mim!
Porque hoje complicamos o evangelho? Por que se oferece um evangelho recheado de petiscos carnais, e não se prega simplesmente a verdade? Simples é a Palavra. Poderoso é o Espirito Santo.
ResponderExcluir