2 Considerem pura alegria, meus irmãos e irmãs, sempre que enfrentarem provações de vários tipos. 3 porque você sabe que o teste da sua fé produz perseverança. 4 Deixe a perseverança terminar seu trabalho para que você seja maduro e completo, sem faltar nada.
Sua mãe alguma vez lhe disse para crescer logo? E quanto ao seu pai ou pior ainda, sua namorada ou esposa?
Tiago, meio-irmão de Jesus, está nos dizendo para crescermos, em sua carta às 12 tribos dispersas de Israel. Ele sabia do que estava falando porque havia sido criado na mesma casa que Jesus. Mesmo que eles provavelmente dividissem um quarto, Tiago não se tornou um crente até que seu meio-irmão mais velho ressuscitou da sepultura. Isso é incrível ou o quê?
Tiago cresceu com o garoto maravilhoso e nunca pensou que ele pudesse ser de outro reino. Tiago estava lá quando Jesus, dentro de uma casa lotada, ensinando e curando, foi chamado para vir para sua mãe.
Maria trouxera seus meninos, os normais, para pegar seu filho lunático que pensava ser Deus em sandálias. Jesus, claro, não caiu no chamado e usou o convite para ilustrar quem era sua verdadeira mãe e irmãos. Foram seus seguidores.
Tiago estava lá. Ele agora reflete sobre esses eventos e nos dá uma lição sobre como amadurecer.
Meu irmão mais velho uma vez me disse, logo depois de eu ter mencionado que queria amadurecer rapidamente: "Miguel, algumas pessoas amadurecem aos 15 anos, outras não amadurecem nem mesmo aos 55!
"Tiago nos diz que a maturidade tem um preço alto. Ele vem com provações e problemas. Vem enquanto perseveramos em cada um. Esta ação trará uma revelação espiritual. Isso mostrará onde você está em sua caminhada com Jesus Cristo. Pode até mostrar aos outros que você não tem uma caminhada com Deus.
É engraçado, de uma forma estranha, que Deus, em seu controle soberano, permite que as dificuldades surjam em nosso caminho. Pode parecer que ele gostaria de nos proteger, como costumamos fazer com nossos filhos. Ainda não. Ele permite e até os envia para nós.
E aqui Tiago nos conta o propósito deles. Essas dificuldades nos ajudam no processo de amadurecimento. Então, veja o que você está passando agora, coloque seu nariz na pedra de amolar com perseverança e você sairá do seu problema mais perto da imagem do homem perfeito, Jesus Cristo.
Comentários
Postar um comentário