Em Atos 10, temos o intrigante relato do centurião Cornélio e sua família chegando à fé em Cristo. Minha pergunta é: por que Deus escolheu Cornélio?
Podemos ser tentados a responder pelos seguintes motivos:
- Ele era piedoso 2
- Temor a Deus 2
- A família era piedosa 2
- Ele fez muitas esmolas. 2
- Ele sempre orou 2
- Ele teve um efeito em seus servos e companheiros soldados 7
Até o visitante angelical destaca suas orações e esmolas!
Mais tarde, no versículo 22, outras qualidades são mencionadas:
- Homem justo
- Deus temido
- Bom testemunho em todas as nações judaicas
O versículo 33 menciona
que ele havia chamado a família e estava pronto para ouvir e fazer tudo o que o Senhor ordenou.
Esse cara merecia uma visita angelical, não é? Ele era como Abraão e Noé ou Moisés, que eram homens que mereciam ser escolhidos. Direito? Errado! Como está escrito, não há justo, nenhum (Romanos 3:10).
Temos uma visão antibíblica quando pensamos que um ser humano merece ser escolhido por Deus. Não merecemos nada de Deus. No entanto, Deus em sua graça e misericórdia, concede a salvação. Ele escolhe pessoas para seu propósito e Cornelius era um deles.
O fato de Cornélio ser todas essas coisas boas, tenho certeza, ajudou os crentes judeus a verem que, quando Cornélio e sua família receberam o Espírito Santo, esses gentios estavam sendo salvos assim como os judeus foram salvos dez anos antes. Não parecia haver nenhum truque acontecendo como parece acontecer com as "conversões" hoje em dia. Cornélio e seu clã se tornaram os primeiros gentios convertidos ao cristianismo. O que é muito importante para nós, gentios. Deus abriu o coração desta família de uma forma especial e faz o mesmo hoje. No entanto, não espere receber uma visita angelical ou de Pedro também!
Comentários
Postar um comentário