Eu procuro seu favor com todo meu coração.
Tenha misericórdia de mim como o Senhor prometeu. Salmo 119: 58
A palavra "favor" aqui no hebraico significa literalmente: "Cobri seu rosto com todo o meu coração". Spurgeon comenta: "Cobrir" o rosto é vir à presença. Assim, os hebreus falam quando desejam expressar aquela relação familiar com a qual Deus admite seu povo quando lhes ordena que façam seus pedidos. É verdadeiramente o mesmo que falar cara a cara com Deus. "
Vemos novamente a interessante mistura das ações do homem e as ações prometidas por Deus. O verdadeiro favor, ou aquela bendita habilidade de estar na presença de Deus, é a verdadeira alegria e eterna bem-aventurança e privilégio sem medida. Deve ser nossa ambição constante.
Eu sempre me divirto e também fico frustrado quando o refrão, "I've Got a Mansion" de George Jones, é cantado. Se você não se lembra das palavras, elas são assim:
Estou satisfeito com apenas uma cabana abaixo
Um pouco de prata e um pouco de ouro
Mas naquela cidade onde os resgatados brilharão
Eu quero um ouro forrado de prata.
Refrão
Eu tenho uma mansão logo acima do topo da colina
Naquela terra brilhante onde nunca envelheceremos
E algum dia lá nós nunca mais vagaremos
Mas caminhe pelas ruas que são de ouro puro.
Não me ache pobre, deserta ou solitária
Não estou desanimado, estou destinado ao céu
Eu sou apenas um peregrino em busca de uma cidade
Eu quero uma mansão uma harpa e uma coroa
Refrão
Por que minha frustração? Vários motivos. Uma é que Deus não é mencionado, nem Jesus Cristo. Em segundo lugar, o que este autor diz sobre "mansões", "ruas de ouro", "harpas e uma coroa" é baseado em uma teologia falha. Em nenhum lugar vemos que andaremos nas ruas de ouro no céu. Esse pavimento é encontrado na nova Jerusalém! Vamos tocar harpa ou usar coroas de ouro? Boa pergunta. Não vejo esses pensamentos expressos na Bíblia.
Onde eu realmente tenho que discordar da versão do autor sobre felicidade celestial é quando ele grita sobre aquelas "mansões douradas". A palavra mansão é uma tradução falha da palavra grega que significa literalmente local de moradia. Na mente hebraica, o lugar mais próximo de estar verdadeiramente em casa com Deus era no Templo, a representação terrena da presença de Deus.
A nota da Bíblia de Estudo do Primeiro Século da NIV é útil aqui. Afirma,
"A casa de meu Pai tem muitos quartos. A tradução inadequada desta palavra como “mansões” em vez de “quartos” em algumas versões da Bíblia causou confusão. As pessoas geralmente entendem esse versículo como uma referência à vida após a morte. No entanto, o templo em Jerusalém também era chamada de “casa” de Deus. Talvez Jesus estivesse prometendo um lugar permanente de pertença à "casa de Deus". De acordo com as Escrituras, o tabernáculo terrestre e o templo foram modelados em um equivalente celestial (compare Êx 25:9, 40; 26:30; Núm 8:4; 1Cr 28:19; Hb 8:5), então sua audiência pode ter pensado Jesus estava prometendo alojamento terrena e celestial.
Como alternativa, a imagem pode ter nuances de casamento. O noivo costumava preparar um quarto para a noiva no condomínio ou na casa da família. Essa leitura é apoiada pelo fato de que Jesus “voltará” (v. 3). Isso foi exatamente o que o noivo fez após o noivado, quando os preparativos para o casamento e o quarto foram concluídos. "
Aqui no Salmo 119:58 Davi simplesmente diz que vai usar cada grama de sua força para buscar a presença de Deus. Tudo o que ele pensa, diz e faz terá por base a presença de Deus em mente.
A segunda linha deste versículo afirma: "Tem misericórdia de mim, como prometeste." Embora Davi quisesse estar constantemente na presença de Deus, ele sabia que tropeçaria e cairia. Ele conhecia aspectos da vida que a maioria de nós nunca viu. Ele sabia que viver de acordo com o padrão sagrado de Deus seria uma luta inútil sem a misericórdia de Deus.
Misericórdia é, Deus não está fazendo algo. Misericórdia é Deus não nos dando o que merecemos. Quando pecamos e Deus permite que vivamos mais um segundo, é sua misericórdia. Quando a chuva cai sobre uma nação má, é outra demonstração da misericórdia de Deus.
Precisamos da misericórdia sem fim de Deus e de sua graça abundante para estar em sua presença e não ser consumidos. Esses dois elementos abençoados do caráter de Deus nos dão a compreensão de que, ver aquele rosto, é o que realmente queremos. Sua misericórdia é garantida porque ele a deu como promessa, e o que ele promete, ele cumpre.
Comentários
Postar um comentário