Pular para o conteúdo principal

Quem Era João Batista?

 
João Batista
Quem era ele?
Em minha leitura da Bíblia, encontrei uma figura familiar que nunca realmente estudei antes. João Batista. Quem era ele e por que devemos saber mais sobre ele?

Seu Nascimento e Missão anunciado pelo Anjo
Ele nasceu de uma maneira semelhante à que Isaac de Abraão e Sara. 
Na velhice, Zacarias e Elizabeth seriam abençoados com um filho. Essa história está registrada em Lucas 1.

O nascimento de João foi anunciado pelo anjo Gabriel. O mesmo anjo que iria anunciar o nascimento de Jesus. João era primo de Jesus. 

Gabriel disse sobre João 
Lucas 1:
Ele traria alegria para muitos 14
Ele seria grande aos olhos de Deus 15
Ele seria separado para uso de Deus 15
Ele seria cheio do espírito santo antes do nascimento 15
Ele apontar muitos para Deus 16
Ele, no espírito de Elias, iria preparar o caminho do Messias 17
As roupas dele
Marcos conte-nos como João se vestia e qual foi sua mensagem Marco 1:4-8 (veja também 2K1:8 e como Elias se vestiu)
João como Elias
Sua semelhança com Elias é interessante.
Os dois últimos versículos do Antigo Testamento dizem

Malaquias 4:5 "Vejam, enviarei o profeta Elias a vocês antes que venha aquele grande e terrível dia do Senhor. 6 Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais; ou senão irei e atingirei a terra com destruição total. "

Existem dois aspectos do tema, "Elias" aqui que veremos em um minuto. Deus enviaria Elias, ou uma figura semelhante a Elias antes que o Messias viesse. 

As roupas de João eram como as de Elias (2Rs1: 8) e sua mensagem e estilo de vida eram semelhantes aos dos grandes profetas.
Todos os 4 evangelistas falam de João como o profeta.
Mateus 3: 3 Este é aquele de quem foi falado por meio do profeta Isaías: “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho para o Senhor, fazei-lhe veredas direitas”.

Marcos 1: 3 “a voz de quem clama no deserto: 'Preparai o caminho para o Senhor, fazei caminhos retos para ele'”. 4 E então João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de arrependimento para o perdão de pecados.

Lucas 3: 4 Como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho para o Senhor, fazei caminhos retos para ele. 5 Todo vale será preenchido , todas as montanhas e colinas se tornam baixas. As estradas tortuosas se tornarão retas, os caminhos irregulares, suaves. 6 E todas as pessoas verão a salvação de Deus.

João 1:23 João respondeu com as palavras do profeta Isaías: "Eu sou a voz de quem clama no deserto: 'Endireitai o caminho para o Senhor.'"

Embora o próprio João tenha negado ser Elias, ou o profeta... 

João 1:21 Eles lhe perguntaram: "Então quem é você? É você Elias?" Ele disse: "Eu não sou." "Você é o Profeta?" Ele respondeu: "Não."

Logo depois da Sua Transfiguração Jesus diria a seus homens, Pedro, Tiago e João
Mateus 17: 9 Enquanto eles desciam da montanha, Jesus os instruiu: "Não digam a ninguém o que vocês têm visto, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos." 10 Os discípulos perguntaram-lhe: "Por que, então, os mestres da lei dizem que Elias deve vir primeiro?" 11 Jesus respondeu: “Certamente Elias vem e restaurará todas as coisas. 12 Mas eu vos digo, Elias já veio, e não o reconheceram, mas fizeram-lhe tudo o que desejaram. Da mesma forma, o Filho do Homem vai sofrer em suas mãos. " 13 Então os discípulos entenderam que ele estava falando com eles sobre João Batista.

Então, João veio preparar o caminho para o Messias. Sua mensagem vemos em Mateus 3: 3 e sua vestimenta como e dieta são mencionados em 4.

Ele esperou que as pessoas viessem até ele. Não como Jesus, que andou ensinando e pregando.

Sua mensagem também foi de julgamento, como vemos em Mateus 3: 7-10

Mateus 3: 7 Mas quando ele viu muitos dos fariseus e saduceus chegando onde ele estava batizando, ele disse-lhes: “Raça de víboras! Quem vos avisou para fugir da ira vindoura? 8 Produzi frutos para manter o arrependimento. 9 E não pensem que podem dizer a si mesmos: 'Nosso pai é Abraão'. Digo-vos que destas pedras Deus pode suscitar filhos para Abraão.10 O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Mateus 3: 11 “Eu te batizo com água para o arrependimento. Mas depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de carregar. Ele vai batizar você com o Espírito Santo e fogo. 12 Seu garfo de joeira está em sua mão e ele limpará a eira, juntando o trigo no celeiro e queimando a palha com fogo inextinguível. "

Ele castigou os líderes religiosos por sua hipocrisia e disse-lhes que eles precisavam produzir obras de arrependimento. A menos que o verdadeiro arrependimento acontecesse, haveria destruição total em seu futuro. No final, eles não se arrependeram verdadeiramente e houve destruição total de Jerusalém e de seu templo em 70 DC.
Por que João foi chamado de batista?
Provavelmente estava relacionado com o direito de purificação do Antigo Testamento mencionado em Levítico 15: 3. Mas também nos dias de João, um gentio que queria se tornar um seguidor de Jeová, Deus dos judeus, teve que ser batizado. Que era um símbolo de deixar suas velhas formas religiosas e estar totalmente imerso na nova maneira de adorar a Deus.

Os judeus que foram a João para serem batizados estavam admitindo que haviam se tornado como os odiados gentios e precisavam retornar ao caminho de Deus. O povo estava se preparando para a vinda do Messias.
O Batismo Cristão
O batismo cristão é diferente porque simboliza a identificação dos cristãos com Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6: 3-5; Colossenses 2:12).

O que Jesus disse sobre João Batista?
Jesus o identificou com Elias.
Ele disse que foi o melhor homem que já viveu até aquele ponto. Mas que ele seria o menor no reino dos céus. A razão é que ele profetizou sobre o que Cristo faria. Ele viveu para realmente ver a vinda do Messias e participou em apresentá-lo aos judeus. Sua declaração, "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo" é um lembrete cortante da missão sacrificial de Jesus. 
Jesus admirou João 
Se sentiu triste com a notícia da sua morte 
Conclusão:
João aceitou seu papel como inferior a Jesus João 3:30
Ele seguiu a sua missão com determinação 
Ele não tinha medo de chamar o pecado de pecado (Lucas 3:19, Mateus 14: 1-13)
Ele era um exemplo de homem grande nos seus olhos de Deus, mas o menor no reino. Porque aqueles no reino experimentaram a redenção completa em Cristo.
Ele foi escolhido antes do nascimento, como todos os verdadeiros crentes (E 1: 4)
Ele é um exemplo de testemunha fiel em tempos difíceis.
Seu propósito era claro e sua determinação forte.
Ele se tornou um mártir pela sua fidelidade à pregação da verdade. 

Talvez, você e eu teremos a oportunidade de seguir os seus passos. Mas uma vida assim, uma que está pronta para morrer por causa de Cristo, não vem no momento não. É algo almejado ao longo dos anos num andar fiel à causa e à missão que Cristo nos deixou fazer. 

Talvez você lembre das palavras do Senhor em Lucas 9:23 Jesus dizia a todos: — 

Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 25 De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesma? 26 Pois quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. 27 Em verdade lhes digo que alguns dos que aqui se encontram não passarão pela morte até que vejam o Reino de Deus.

É bem claro neste texto que seguir Cristo é perigoso. Custou a vida de 10 dos 12 discípulos. 

Eles não foram buscar problemas, os problemas vieram. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o Primeiro Pecado?

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Gênesis 3:1-3       Qual foi o primeiro pecado? Alguém fez essa pergunta para mim essa semana. Quando eu disse, “O do Diabo” a pessoa disse, “eu quis dizer, o primeiro pecado humano.” Pelo qual eu respondi “quando a Eva comeu o fruto da árvore”. Meu amigo disse, -Pastor a Eva mentiu quando ela aumentou a ordem de Deus. Então isso foi o primeiro pecado.  Eu falei que não. Eu também tinha a minha razão Bíblica. Minha pergunta para você seria isso, "Realmente é importante quem pecou primeiro. Minha segunda pergunta seria, é a verdade que a Eva mentiu antes de comer o fruto, e que isso foi o primeiro pecad...

Homens Sadios na Fé - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé ... Tito 2:2 Quantas viagens à clínica médica você já fez na sua vida? Incontáveis, sem dúvida. Parece que toda semana ouço falar de um amigo ou colega que precisa fazer essa visita. Acho tudo isso estranho porque tive uma saúde tão boa durante toda a minha vida e fiz relativamente poucas visitas ao médico.  Aqui em Tito 2 Paulo nos diz que precisamos ser saudáveis na fé. Ele aludiu a como essa fé pode parecer já neste capítulo com o uso das palavras, temperantes, respeitáveis, sensatos. No fato essas qualidades são os resultados de uma fé sadia. O dono de uma fé saudável sabe em que ou em quem ela está confiando. Pode haver opiniões variadas sobre certas doutrinas, mas não há dúvida sobre o poder e a glória de Deus, nosso pai celestial, seu filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Sabemos que Ele é o Deus que trabalha em e através de nós para o nosso bem e Sua glória. Uma fé saudável...

Homens Respeitáveis - Tito 2:2

Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, Tito 2:2 Respeito é ganho. Alguns homens ganham respeito pela sua posição no governo, alguns pela postura social. Todavia, respeito na família de Deus é algo esperado de todos. Especialmente os homens "expirientes". Pois estes homens tem investido mais tempo na Palavra e com o Pai.  Os discípulos eram homens simples mas quando foram achados pregando a Palavra foi dito pelos líderes religiosos que ,... "admiraram-se; e reconheceram que (os discípulos) haviam estado com Jesus." (A4:13).  Estando com Jesus por três anos e tendo o poder do Espírito Santo fez estes homens simples, mais sábios e poderosos dos mestres. E isso é a lição para nós. O mais tempo que investirmos com Deus ele vai nos moldando e formando em homens" respeitáveis". Ou seja, homens que tem controle de se em todos os sentidos. Não perdendo a paciência, não falando de mais ou de menos. Este tipo de caráter é não apena...