Felizes os pobres? Espere um minuto. O que? Devo estar muito feliz e não sabia. Haha.
O que exatamente Jesus quis dizer quando disse: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus." (Mateus 5: 3)
A palavra "pobre" que Jesus usou aqui significa - destituído de riqueza, influência, posição, honra e totalmente desamparado.
Essa pessoa sabe que não tem nada a oferecer a ninguém. Ela, precisa desesperadamente de ajuda, mas não pode pagar de forma alguma. Ela está em uma situação desesperadora. A palavra, "Bem-aventurada", significa abençoado ou feliz.
Mas, Jesus diz: "Felizes os pobres de espírito". O que isso significa. Bem, ele continuou dizendo: "Pois deles é o Reino dos Céus.
Portanto, como bons pesquisadores da Palavra, precisamos reunir tudo os fatos que aprendemos neste versículo curto. Embora também tenhamos de nos lembrar do contexto. Jesus chamou seus discípulos e ele estava começando a ensiná-los. Ele subiu um monte e sentou-se, como os professores faziam naquele dia. Ele estava simbolizando algo importante do Antigo Testamento. Você se lembra que quando os filhos de Israel foram resgatados do Egito, Moisés foi chamado por Deus para subir o Monte Sinai para receber a Lei. Bem, aqui, Mateus está dando uma imagem semelhante do que Jesus fez. Moisés recebeu a Lei de Deus e da nação de Israel. Jesus estava dando a Lei do Reino dos Céus. Outro nome para o prometido, Reino de Deus.
Desde o início de seu sermão, Jesus declara um contraste. Ele começa a confundir seus ouvintes com ironias. Ele fazia isso com frequência. Na verdade, suas parábolas eram assim, pois a maioria pretendia confundir, em vez de explicar as verdades espirituais. Aqui, Ele diz que os pobres devem ser felizes. Especificamente os pobres espiritualmente.
Havia muitas pessoas nos dias de Jesus que pensavam que eram espiritualmente ricas. Elas pensaram que por causa de todas as coisas supostamente boas que elas fizeram, e o fato de serem judeus, deram-lhes um lugar especial com Deus. Elas pensavam isso porque tinham a Palavra de Deus que lhes dizia que eram os "escolhidos de Deus" e por isso eram ricos espiritualmente.
No entanto, aqui em Mateus 5: 3, Jesus diz a elas que somente as pessoas que vêm a Deus, entendendo que não têm absolutamente nada a oferecer a Ele, são as pessoas felizes que entrarão em Seu reino.
É o mesmo hoje. Existem pessoas que pensam que porque pertencem a uma determinada igreja, ou foram batizadas, ou dão dinheiro para a igreja, ou ajudam seu vizinho, elas são boas com Deus. Deus pesará suas boas e más ações e o que mais pesar determinará onde elas passarão a eternidade.
Jesus diz: "Não!" Em essência, Ele diz: "Só serão felizes aquelas pessoas que sabem, desde o início, que nada podem oferecer a Deus como recompensa por um lugar no Reino." Quando entendermos que somos pecadores que precisam de um Salvador, que não temos nada de bom que possamos oferecer a Deus, e que estamos totalmente perdidos sem a ajuda dEle, seremos abençoados em saber que Jesus pagou nossa entrada no Reino quando Ele morreu na cruz e ressuscitou três dias depois.
Minha salvação depende das riquezas de Deus, de Sua Graça e Misericórdia, porque estou destituído de riquezas espirituais. Saber que minha salvação depende totalmente de Deus e não de mim, me deixa uma pessoa feliz! Você é uma pessoa feliz?
Comentários
Postar um comentário