Eu? Crucificado?
O programa OANCE foi muito útil no passado de nossa família. Aprendemos muito em nosso trabalho com crianças e famílias. Um dos pontos fortes do sistema era, e é, a memorização das escrituras. Meninos e Meninas memorizavam grandes porções das escrituras, apoiando declarações doutrinárias sólidas. Foi incrível o trabalho que entrou na estrutura de premiação.
Um dos versículos mais importantes que foi memorizado foi Gálatas 2:20, onde Paulo afirma quase de passagem: "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Seja criança ou adulto, este versículo deve ser entendido com toda a seriedade. Eu acredito que você sabe o que quero dizer quando digo que minha maior luta contra o pecado vem de meus próprios desejos carnais. A velha declaração teológica que declara nossos três inimigos como, o mundo, a carne e o diabo, poderia melhor colocar a carne em primeiro lugar.
Portanto, esta verdade dá um peso tremendo ao que Paulo diz no texto acima. Alguns versículos depois ele diz a mesma coisa de maneira diferente em Gálatas 5:24, "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos."
Qual é a diferença entre "já não sou eu quem vive" e "os que são de Cristo... crucificaram"? Aqui está o pensamento. Quando Cristo morreu, todos os crentes morreram com ele porque ele foi nosso substituto (ver Romanos 6: 3 e seguintes). Ele morreu para que não precisássemos. A crucificação foi onde nossos pecados foram pregados em sua cruz (Colossenses 2:14).
No entanto, se você não percebeu, ainda temos corpos. Nossos corpos têm desejos pecaminosos e eles GRITAM para serem satisfeitos! É aqui que entra a outra crucificação. Fomos crucificados com Cristo, mas devemos morrer diariamente e às vezes, momento a momento. Devemos, “mortificar nossa carne”. Isso significa, mate-o. Paulo, em Colossenses 3: 5, diz: “Matem os seus membros”.
Matar é muito drástico. É como o fim de alguma coisa. No sermão de Jesus no monte, ele chegou a dizer: "Se sua mão o faz pecar, corte-a!" (Mateus 5:30). No versículo anterior, ele disse que se seu olho o fizesse pecar, você deveria arrancá-lo! Bruto. O que Jesus quis dizer foi que o pecado é TERRÍVEL. É uma ofensa ao Santo Deus. Deve ser pregado na cruz e deixado ali para apodrecer. Não sinta pena disso. Apenas mate-o. Cuidado, porém, é um inimigo forte e você precisará do poder do Espírito Santo para ajudá-lo a matá-lo.
Comentários
Postar um comentário