João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava com Deus no princípio. 3 Por meio dele todas as coisas foram feitas; sem ele nada do que foi feito foi feito. 4 Nele estava a vida e essa vida era a luz de toda a humanidade.
Neste parágrafo incrível, temos um resumo de quem é Jesus e o que ele fez. Em uma economia de palavras que nos surpreende, vemos que Jesus era a comunicação de Deus ao homem, a Palavra. Jesus era eterno porque ele estava com Deus na eternidade. Jesus é divino porque ele é Deus. Para enfatizar seu ponto, como se fosse necessário, João diz novamente: "Este mesmo Jesus estava com Deus no princípio.
Ele prossegue com outra declaração surpreendente: "Tudo o que existe foi feito por ele". Aqui, se pararmos para contemplar o que ele acabou de dizer, percebemos que Jesus é incompreensível. Começamos a apreender uma molécula da humildade de Jesus nas palavras de Paulo em sua carta aos Filipenses: “(Jesus), sendo Deus na própria natureza, não considerou a igualdade com Deus algo a ser usado em seu próprio benefício, ele se anulou tomando a própria natureza de um servo, sendo feito à semelhança do homem (Filipenses 2: 6,7).
Imagine um super-herói insignificante tentando controlar seus superpoderes para que possa caminhar e servir a meros mortais. Os super-heróis são muito egoístas. Eles não conseguem nem controlar seus próprios egos. Eles são como os deuses gregos da antiguidade.
Os milagres de Jesus, por outro lado, foram pequenas expressões de sua divindade. Ele estava mexendo em sua criação. Cada milagre que ele fez foi simplesmente, (trocadilho intencional), uma correção do que o pecado havia estragado. Ele poderia fazer isso facilmente porque ele era o Deus criador do universo!
Finalmente, John diz que a vida estava nele. E essa vida é a luz de toda a humanidade. Você está vivo? Nesse caso, é porque Jesus lhe deu vida. Você está vivo espiritualmente? Tenha cuidado como você responde.
Em uma de suas cartas posteriores, João diz: (1 João 1) 5 Esta é a mensagem que dele ouvimos e declaramos a vocês: Deus é luz; nele não há escuridão alguma. 6 Se afirmamos ter comunhão com ele e ainda assim andarmos nas trevas, mentimos e não vivemos a verdade. 7 Mas se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Este maravilhoso, Deus, Palavra, Criador, Vida, quer ter um relacionamento com você. Ele não precisa ter um relacionamento com você, mas ele quer. Ele é auto-suficiente e não precisa de nada ou de ninguém. Mas se você pedir a ele para salvá-lo, ele o fará.
Obrigada
ResponderExcluir