1 João 4:18 Não há medo no amor. Mas o amor perfeito expulsa o medo, porque o medo tem a ver com punição. Aquele que teme não se aperfeiçoa no amor.
Você já leu esse versículo e se sentiu menos espiritual por ter medo de alguma coisa? A conversa interna é mais ou menos assim: "Estou com medo, e a Bíblia diz que 'o amor perfeito lança fora todo o medo ...' então, devo estar pecando." Se você já esteve lá e fez isso, vamos examinar mais de perto o significado desse versículo.
Como em todo estudo da Bíblia, devemos lembrar que há um contexto para cada versículo. O tipo de literatura, o período de tempo, a intenção do autor e o tema, todos desempenham um papel crítico em nossa compreensão de cada texto. Às vezes, apenas uma rápida olhada nos títulos fornecidos em cada capítulo o ajudará a entender melhor o contexto. Em meu aplicativo da Bíblia, o título desta seção é: "O amor de Deus e nosso"
Em 1 João 4, há muito amor acontecendo, de fato, este capítulo é o auge da "conversa de amor". O amor é a chave para um relacionamento com Deus. Ele é amor e, portanto, nós, como crentes, devemos amar uns aos outros.
Em 4: 7 João diz: “Queridos amigos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.
Mais adiante, nesta passagem, temos algumas citações-chave para nos ajudar a descobrir onde o medo e o amor se unem para nos ajudar a compreender nossa pergunta inicial. Observe o que ele diz de forma resumida.
"... visto que Deus nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. ... se nos amamos, Deus vive em nós e seu amor se completa em nós ... o Pai enviou seu Filho a seja o Salvador do mundo. ... para que conheçamos e confiamos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor. Se vivemos no amor, vivemos em Deus e Deus em nós. É assim que o amor se completa em nós, ... para que tenhamos confiança no dia do juízo.: .... (Não temos medo do dia do juízo porque) Não há medo no amor ... o amor perfeito expulsa o medo, porque o medo tem que fazer com punição. Aquele que teme não se torna perfeito no amor. "
Não há medo (do julgamento final) porque o amor de Deus por nós o afasta. Estar no amor perfeito de Deus nos ajuda a ver que Seu Filho foi enviado para ser nosso Salvador e receber nosso julgamento. Sua salvação acalma nossos temores desnecessários.
Isso ajudou? Espero que sim.
Comentários
Postar um comentário